segunda-feira, 20 de junho de 2016

PROJETO PATRULHA ESCOLAR CONTRA O AEDES AEGYPTI



SALA ESTADUAL DE COORDENAÇÃO E CONTROLE AO ENFRENTAMENTO À MICROCEFALIA, COMPONENTE: EDUCAÇÃO E SAÚDE AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
 
PROJETO PATRULHA ESCOLAR CONTRA O AEDES AEGYPTI





COMBATE AO VETOR DO VÍRUS ZIKA EM RORAIMA

APRESENTAÇÃO

A alteração do padrão de ocorrência de microcefalias no Brasil levou o Ministério da Saúde a declarar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional através da Portaria Nº 1.813, de 11 de novembro de 2015. Em virtude dessa situação e da propagação do vírus Zika em diversos países, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional em 01 de fevereiro de 2016.
A partir deste quadro, todos os estados e municípios do país estão engajados numa campanha que tem como objetivo combater o Aedes aegypti e evitar a transmissão da dengue, chikungunya, vírus zika e suas complicações, das quais a microcefalia é uma das mais preocupantes. As ações de rotina realizadas pelos agentes de combate as endemias (ACE) serão intensificadas durante o período da campanha (Dezembro de 2015 a Junho de 2016) e poderão ser realizadas por meio de força-tarefa com a participação de agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde (ACS), forças armadas, defesa civil, bombeiros e policiais militares e outros.
Frente a esta situação, aliado ao fato da confirmação de circulação dos vírus da dengue, chikungunya e zika em Roraima, e da presença do vetor nos 15 municípios do estado, fica evidente a necessidade de intensificar as ações de combate em todos os municípios, com o intuito de diminuir a transmissão dessas doenças, evitando óbitos e demais complicações que advém dessas doenças.
            Nesse contexto é que surge a proposta de participação da Secretaria de Educação, onde a comunidade escolar (gestores, professores, alunos e demais funcionários) por meio de parceria com setores da saúde, busquem pensar e refletir coletivamente o problema da infestação do Aedes aegypti nas escolas do estado; e numa ação conjunta implementar esse projeto de intervenção contra a expansão do controle do Aedes aegypti

OBJETIVO GERAL
            Envolver a comunidade o corpo docente e gestores escolares, na implantação e implementação de ações educativas, que visem a intervenção na manutenção da saúde ambiental, social e física, conscientizando a comunidade escolar sobre a importância da limpeza, conservação, e preservação do ambiente, visando a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Para a implantação e implementação do Projeto “PATRULHA ESCOLAR” CONTRA O AEDES AEGYPTI”, será necessário capacitar profissionais da educação e da saúde, com a utilização de métodos diversificados e o apoio da Universidade Virtual de Roraima - UNIVIRR, de acordo com o que segue:
·         Lançamento do projeto;
·         Adesão do Projeto pelas Secretarias do Estado e Municípios;
·         Capacitação dos gestores escolares, do corpo docente e profissionais do Serviço de Orientação Escolar de todas as escolas estaduais e municipais;
·         Para a sustentabilidade do projeto no âmbito educacional, buscar e fortalecer parcerias com os seguintes setores da educação:
a) DAE/DISAU – (Divisão de Saúde do Educando);
b) DEB/DIPSE (Divisão do Psicossocial Escolar);
c) DEPE/DIEE (Divisão de Educação Especial);
d) CEFORR (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação).
e) UNIVIRR (Universidade Virtual de Roraima);
f) PSE (Programa Saúde do Educando).
·         Firmar parcerias com outras instituições, como: Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Funasa, órgãos ambientais, por intermédio da Sala Estadual de Coordenação e Controle para o Enfrentamento á Microcefalia.
 


CRONOGRAMA


ATIVIDADES
PERÍODO DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
mar
abr
mai
jun
jul
ago
set
out
nov
dez
Elaboração do projeto pela equipe da sala estadual - microcefalia, responsáveis pelo componente educação em saúde.
x
Reunião com a comissão de elaboração do projeto (educação, saúde, funasa,).
x
Apresentação do projeto aos integrantes da sala.
x
Lançamento do Projeto Patrulha Escolar contra o Aedes Aegypti e do Concurso de cartazes ilustrativos e informativos, História em quadrinhos e Curta metragem, com os representantes da sala, secretários de Educação do Estado e Município. Demais Convidados, com assinatura do termo de adesão. Ao Projeto.
X
Capacitação dos profissionais da educação do estado e municípios. (40 h), (SESAU).
X
Implantação e Implementação do projeto nas escolas estaduais e municipais.
X
Capacitação da Patrulha Escolar (Alunos e comunidade escolar) pelos multiplicadores para as ações nas escolas.
X
X
Execução das ações educativas nas escolas.
X
X
X
X
X
Envio dos relatórios das ações para as secretarias dos municípios e do Estado até o dia 11/10/16.
X
Premiação das três primeiras escolas classificadas a nível de estado.
X
 
SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS.



*      Mapeamento dos dados obtidos na pesquisa de campo com elaboração de estatística sobre a incidência da doença na escola e na comunidade;

*      Divulgação dos resultados apresentados na pesquisa de campo entre os alunos e entre as pessoas da comunidade local;
*      Realização de passeio pela escola e suas dependências para observação das condições de higiene (lixo e entulhos, plantas e jardins da mesma, caixas d’ água, calhas e lajes, banheiros e depósitos de água);
*      Investigação do próprio aluno para observação das condições de moradia e salubridade em suas casas e de pessoas da comunidade eliminando os possíveis criadouros encontrados;
*      Realização de palestras sobre a microcefalia, dengue, chikungunya e zica na sala multimídia para os alunos e para as pessoas da comunidade local;
*      Elaboração de frases e cartazes preventivos contra o Aedes aegypti;
*      Criação de paródias de combate ao Mosquito;
*      Passeata de conscientização pelas ruas do bairro, quando viável.
*      Passeio ciclístico;
*      Operação pente fino dentro e no entorno da escola a cada 15 dias;
*      Palestras educativas
*      Trabalhos interdisciplinares
*      Exposições culturais;
*      Criação de jogos lúdicos e pedagógicos;
*      Abordagem interdisciplinar;
*      Realização de concursos;
*      Exposições de trabalhos
*      Competições intermunicipais;
*      Criação de jardins com pneus e garrafas Pet..;
*      Produção de materiais didáticos recreativos, jogos... etc.
 




PRÁTICAS NÃO RECOMENDADAS:

Algumas escolas adotam estratégias que podem vir a se constituir como novos focos ou criadouros dos mosquitos. Muitas dessas práticas apesar de bem intencionadas, podem ter o efeito contrário e, ao invés da redução na população de insetos no ambiente, podem acabar intensificando a presença do mosquito como:  
  

  •   Construção de armadilhas para captura do Aedes Aegypti; normalmente confeccionadas com garrafas PET e água;

  •   Utilização da planta crotalária para atração de Libélulas, predadores naturais de vários insetos, incluindo o Aedes;
  •   E outros modelos de armadilhas encontradas na internet.
DOWNLOAD TERMO DE ADESÃO E COMPROMISSO COM A IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO PATRULHA ESCOLAR CONTRA O AEDES AEGYPTI - CLIK AQUI

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