TAMÎ’KAN
CEFORR promove mais uma
edição da Sexta Cultural
Mágida Azulay Khatab/SECD
Foto: Ascom/SECD
Os professores apresentarão trabalhos diversos relacionados à cultura indígena
Neste dia 05 de agosto, sexta-feira, será realizada a XII Sexta Cultural do Curso Magistério Indígena Tamî’kan, promovido pelo Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR). O evento será na Casa de Cura Yekura Yano, localizada na BR-174 (Bairro Raiar do Sol), das 8h às 22 horas.
Esta edição da Sexta Cultural tem o tema “Saberes Diversificados, Construção de uma Aprendizagem Significativa e Autônoma” e é realizada pela equipe do CEFORR juntamente com os professores cursistas.
Na programação, haverá apresentações de trabalhos das turmas, gincana, festival de músicas regionais, jogos e recreação. Entre os temas dos trabalhos que serão apresentados estão “Plantando e Colhendo saúde – plantas medicinais”, “Literatura indígena”.
Além de “Território indígena e suas conquistas”, “Valorização na formação do professor indígena”, “Ensino das línguas”, “Músicas regionais”, “Danças tradicionais”, entre outros.
A Sexta Cultural já é uma tradição do Curso Magistério Indígena Tamî’kan é um momento em que os professores indígenas trabalham questões relacionadas à cultura e aos costumes, além questões científicas e pedagógicas.
TAMÎ’KAN
O Tamî ‘kan, que na língua Macuxi quer dizer “sete estrelas”, é um projeto que tem como principal objetivo formar professores que já atuam como docentes nas comunidades indígenas, mas que não têm formação em Magistério.
O projeto teve início em dezembro de 2006 e é desenvolvido pelo CEFORR, da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (SECD).
Duzentos professores indígenas participam da oitava etapa de formação do Curso Magistério Indígena Tamî’kan. As aulas acontecem nos turnos matutino e vespertino na Casa de Cura.
São ministradas aulas de Gestão Educacional, Antropologia, Didática da Língua Portuguesa, Arte Indígena, Espanhol, Informática, História da Educação, entre outras disciplinas como Física, Química, Português, Matemática e também estudam a Língua Materna.
Os professores indígenas participantes do curso pertencem a sete etnias: Yanomami, Wapixana, Wai-Wai, Macuxi, Yekuana, Ingaricó e Taurepang. Eles lecionam em comunidades indígenas localizadas nas regiões da Raposa Serra do Sol, Baixo Cotingo, Serras, Taiano, Murupú, Serra da Lua, São Marcos, Wai-Wai e Amajarí.
É realizado a partir dos princípios da Educação Indígena, com respeito aos processos próprios de ensino e aprendizagem, valorização da língua materna indígena e diálogo intercultural.
Segundo dados do Censo Escolar 2011, Roraima possui 230 escolas indígenas que atendem tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio com 12.209 alunos matriculados.
ASCOM/SECD
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