O Referencial Curricular do Ensino Médio do Estado de Roraima embasado na legislação que rege a Educação Brasileira está organizado dentro da proposta da Base Nacional Comum e Diversificada com planejamento e desenvolvimento orgânico do currículo, superando a organização por disciplinas estanques, integrando e articulando os conhecimentos em processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização. De acordo com a resolução nº 2, de 30 de janeiro de 2012 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio está organizado em quatro áreas do conhecimento.
Os conteúdos estão pedagogicamente alinhados em quatro contextos: cultura, diversidade e ser humano; ciência, tecnologia e meio ambiente; trabalho, consumo e lutas por direitos; política, ética e cidadania numa possibilidade de ruptura com a costumeira organização tradicional dos conteúdos. Esses contextos podem ser trabalhados, um para cada bimestre, porém os mesmos para todas as séries do Ensino Médio diferenciando-se em abordagem, conteúdo estruturante e seus respectivos blocos de conteúdos específicos.
Tais contextos possibilitam ao professor maior flexibilização quanto à metodologia e enfoque na diversidade das realidades local, nacional e mundial.Outro ponto significativo é o destaque para o trabalho por competências e habilidades que estão dispostas em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e que apontam três eixos com relevância á inclusão dos conteúdos e competências articulados de maneira adequada a cada contexto educativo das áreas e dos componentes curriculares: representação e comunicação; investigação e compreensão; contextualização sociocultural.
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