O quê e o Porquê?
Conforme Regimento, o principal objetivo do CEFORR é oferecer
formação inicial e continuada para profissionais docentes
e não docentes da rede estadual de Educação de Roraima, com a finalidade de
habilitar e aperfeiçoar os profissionais para lidarem com dificuldades e
avanços dos processos da educação básica, especialmente quanto aos processos de
ensino e aprendizagem, uma vez que todas suas ações têm seu fim sempre voltados para melhoria da qualidade da educação.
Atualmente o CEFORR trabalha
utilizando TDICs de duas formas. A primeira como praticas de ensino e ferramenta de
auxilio às aulas dos professores formadores, principalmente como recurso áudio visual para
apresentação de slides com conteúdos desenvolvidos para transmitir informação e
criar metodologias de ensino mais dinâmicas e atrativas. Da mesma forma, o
CEFORR utiliza as TDICs como ferramenta de aprendizagem como, por exemplo, o
uso do laboratório de informática onde os alunos desenvolvem suas atividades
diretamente nos computadores, seja para produção de textos digitais, elaboração de
slides ou fazendo a captação de imagens. A segunda forma, é como prática de aprendizagem onde as TDICs são usadas para construção do conhecimento principalmente por meio de computadores, para aprendizagem do uso da máquina, celulares e câmeras fotográficas digitais
para produção de vídeos e edição de imagens e aparelhos de som para interação
entre alunos nas dinâmicas.
Para quem?
O uso das TDICs que proporcionam
exibição de vídeos, fotos, áudios e textos digitais por meio de Projetores
Digitais (Data Show), caixas de som, reprodutores de cd de áudio, computador e
câmeras fotográficas digitais, têm principalmente o foco voltado para o ensino.
É amplamente
usado pelos professores formadores para exibição de conteúdos e promoção da
interação entre os alunos, aqui entendidos como profissionais docentes e não
docentes da rede estadual de educação.
Para os alunos, as TDICs são usadas
para produção de fotos, vídeos, textos digitais e conteúdos que são construídos
de forma orientada pelo professor formador, proporcionando aprendizagem tanto
do uso das ferramentas tecnológicas como do próprio conteúdo aplicado pelo
formador.
Como?
As TDICs são usadas principalmente como ferramenta de ensino em aulas
expositivas com Projetor Digital (Data Show) para expor conteúdos previamente
elaborados pelo professor formador em forma de texto digital, áudio e vídeo.
Como mecanismo de aprendizagem é usado para produção de fotografias, com câmeras
fotográficas digitais e celulares, e de construção de textos digitais usando
computador e internet para pesquisa de conteúdos complementares ao proposto
para a aula. Câmeras Fotográficas Digitais e Celulares também são usadas para
produção de filmagens a fim de promover o aprendizado quanto para uso de
ferramentas de edição de fotos e vídeo, quanto ao uso dos equipamentos e softwares, no ensino da produção de conteúdos.
Desse modo acreditamos que o CEFORR está inserido no contexto da
Cultura Digital especialmente como forma de dinamizar o processo de ensino
usados nos cursos de formação, precisando ainda aprimorar o uso habitual das
tecnologias digitais entre os cursistas, ou seja, as formações precisam
promover um maior envolvimento do professor com as TDICs, para que não seja
pontual mas que seja uma forma rotineira de aprender.
Como bons exemplos disso
podemos citar os casos do curso Inter Arte, onde as atividades tratam
essencialmente da produção de materiais educacionais por meio de mídias, e o
programa TV Escola que se encontra em reformulação e atenderá as discussões
realizadas pelo Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa por meio da
disseminação da construção do conhecimento, a partir da apresentação dos trabalhos de todos
os professores cursistas do Brasil.
Atividade 03 - Retratos da Escola - Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação na Cultura Digital - UFRR
Cursistas: Ademar Ferreira, Carlos Sérgio, Dinorah Cavalcante, Emídio Saldanha, Monique Dávila e Rafael Gregoratto.
Professor(a): Thalita
Tutores: Jocicléya e Igor
Nenhum comentário:
Postar um comentário