quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Retrato do CEFORR na Cultura Digital

O quê e o Porquê?

Conforme Regimento, o principal objetivo do CEFORR é oferecer formação inicial e continuada para profissionais docentes e não docentes da rede estadual de Educação de Roraima, com a finalidade de habilitar e aperfeiçoar os profissionais para lidarem com dificuldades e avanços dos processos da educação básica, especialmente quanto aos processos de ensino e aprendizagem, uma vez que todas suas ações têm seu fim sempre voltados para melhoria da qualidade da educação.

Atualmente o CEFORR trabalha utilizando TDICs de duas formas. A primeira como praticas de ensino e ferramenta de auxilio às aulas dos professores formadores, principalmente como recurso áudio visual para apresentação de slides com conteúdos desenvolvidos para transmitir informação e criar metodologias de ensino mais dinâmicas e atrativas. Da mesma forma, o CEFORR utiliza as TDICs como ferramenta de aprendizagem como, por exemplo, o uso do laboratório de informática onde os alunos desenvolvem suas atividades diretamente nos computadores, seja para produção de textos digitais, elaboração de slides ou fazendo a captação de imagens. A segunda forma, é como prática de aprendizagem onde as TDICs são usadas para construção do conhecimento principalmente por meio de computadores, para aprendizagem do uso da máquina, celulares e câmeras fotográficas digitais para produção de vídeos e edição de imagens e aparelhos de som para interação entre alunos nas dinâmicas.

Para quem?

O uso das TDICs que proporcionam exibição de vídeos, fotos, áudios e textos digitais por meio de Projetores Digitais (Data Show), caixas de som, reprodutores de cd de áudio, computador e câmeras fotográficas digitais, têm principalmente o foco voltado para o ensino. 

É amplamente usado pelos professores formadores para exibição de conteúdos e promoção da interação entre os alunos, aqui entendidos como profissionais docentes e não docentes da rede estadual de educação. 
Para os alunos, as TDICs são usadas para produção de fotos, vídeos, textos digitais e conteúdos que são construídos de forma orientada pelo professor formador, proporcionando aprendizagem tanto do uso das ferramentas tecnológicas como do próprio conteúdo aplicado pelo formador.

Como?

As TDICs são usadas principalmente como ferramenta de ensino em aulas expositivas com Projetor Digital (Data Show) para expor conteúdos previamente elaborados pelo professor formador em forma de texto digital, áudio e vídeo. 

Como mecanismo de aprendizagem é usado para produção de fotografias, com câmeras fotográficas digitais e celulares, e de construção de textos digitais usando computador e internet para pesquisa de conteúdos complementares ao proposto para a aula. Câmeras Fotográficas Digitais e Celulares também são usadas para produção de filmagens a fim de promover o aprendizado quanto para uso de ferramentas de edição de fotos e vídeo, quanto ao uso dos equipamentos e softwares, no ensino da produção de conteúdos.


Desse modo acreditamos que o CEFORR está inserido no contexto da Cultura Digital especialmente como forma de dinamizar o processo de ensino usados nos cursos de formação, precisando ainda aprimorar o uso habitual das tecnologias digitais entre os cursistas, ou seja, as formações precisam promover um maior envolvimento do professor com as TDICs, para que não seja pontual mas que seja uma forma rotineira de aprender.

Como bons exemplos disso podemos citar os casos do curso Inter Arte, onde as atividades tratam essencialmente da produção de materiais educacionais por meio de mídias, e o programa TV Escola que se encontra em reformulação e atenderá as discussões realizadas pelo Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa por meio da disseminação da construção do conhecimento, a partir da apresentação dos trabalhos de todos os professores cursistas do Brasil.





Atividade 03 - Retratos da Escola - Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação na Cultura Digital - UFRR
Cursistas: Ademar Ferreira, Carlos Sérgio, Dinorah Cavalcante, Emídio Saldanha, Monique Dávila e Rafael Gregoratto.
Professor(a): Thalita
Tutores: Jocicléya e Igor

Nenhum comentário:

Postar um comentário