quarta-feira, 28 de novembro de 2012

“TAMÎ’KAM” - CEFORR certifica professores de curso de Magistério Indígena

Mágida Azulay Khatab/ SECD
FOTO: ASCOM/SECD

Os formandos pertencem a cinco etnias e atuam em sete regiões indígenas.
 
            Nesta segunda-feira (26), será realizada a solenidade de formatura dos 131 alunos do curso Magistério Indígena Tamî’kan. A cerimônia será às 19 horas no Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR).
O Tamî’kan, que na língua Macuxi quer dizer “sete estrelas”, busca formar professores que já atuam como docentes nas comunidades indígenas, mas que não têm formação em Magistério. É realizado a partir dos princípios da Educação Indígena, com respeito aos processos próprios de ensino e aprendizagem, valorização da língua materna indígena e diálogo intercultural.
Os formandos são de seis turmas que iniciaram os estudos nos anos de 2006 e 2008. Todos os cursistas atuam em instituições de ensino localizadas na Região das Serras, Baixo Cotingo, Raposa, Amajarí, São Marcos, Wai-Wai e Serra da Lua e pertencem as etnias Macuxi, Wapichana, Wai-wai, Ingaricó e Yekuana.
Durante o curso, são ministradas aulas de Gestão Educacional, Antropologia, Didática da Língua Portuguesa, Arte Indígena, Espanhol, Informática, História da Educação, entre outras disciplinas como Física, Química, Português, Matemática e também estudam a Língua Materna.
            Também são realizadas as “Sextas Culturais”, momento em que os alunos apresentam os trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, bem como as manifestações culturais de cada povo, promovendo uma grande integração entre os participantes e a comunidade em geral.
            “Mais uma etapa está se encerrando e todos os professores que concluem o curso estão aptos para atuar tanto nas instituições de ensino indígenas, dentro das comunidades, quanto nas instituições da área urbana, pois recebem formação geral completa”, destacou Edite da Silva Andrade, gerente de Formação Indígena do CEFORR.
Ela informou ainda que no próximo dia 17 de dezembro, já está agendado o início de mais uma fase do curso, contemplando quatro turmas, sendo que duas estão na fase de estágio e as outras duas na fase presencial.
           
           
ASCOM/SECD
www.educacao.rr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário